Registar nomes de domínio

Registar nomes de domínio

Registar nomes de domínio

Nomes de domínio

Um nome de domínio também é conhecido como endereço de Internet. Tecnicamente, um domínio refere-se a um endereço de computador (endereço IP) que consiste em números. Um endereço IP está vinculado a um nome porque é mais fácil de lembrar do que os números. O sistema pode ser comparado a uma lista telefónica na qual os nomes estão vinculados a números de telefone; o utilizador da Internet pode encontrar facilmente um sítio relevante. Um nome de domínio pode ser descrito como uma função distinta na Internet com todos os recursos de um nome comercial, uma marca e um endereço.

Perceção

Como empreendedor, você quer ser reconhecível e fácil de encontrar. O uso da Internet continua a aumentar; um sítio é a forma ideal de apresentar e fazer o perfil da sua empresa. O endereço do seu sítio é o nome do domínio. Assim como um nome comercial, o nome de domínio serve como um identificador: o nome escolhido torna o sítio reconhecível e distingue-o de outros sítios.

Inscrição

Somente após o registo do nome de domínio uma empresa poderá lançar e usar o seu sítio online. Deve, portanto, registar o seu nome de domínio.

Internacional

Também está a planear fazer negócios fora do seu próprio país? Se este for o caso, precisa de registar um nome de domínio internacional. Pode escolher a extensão do país em que pretende fazer negócios, como .be ou .de. Para alcançar um público maior, deve optar por um nome de domínio internacional mais amplo, como .com ou .eu. Pode registar o seu nome de domínio internacional no mesmo sítio onde registou o seu nome de domínio nacional. Os nomes de domínio internacionais geralmente custam mais que os nacionais. Se quiser alcançar um público internacional, o sítio deve garanti-lo. Forneça textos e produtos em inglês que correspondam aos interesses das pessoas de outras culturas.

Proteja-o

Os nomes de domínio estão a tornar-se cada vez mais importantes. Um sítio em si com um nome de domínio efetivo é essencial para um empreendedor moderno e competitivo. Existem agora mais de 162 milhões de nomes de domínio e esse número continua a crescer. É importante manter o controlo sobre o seu sítio e nome de domínio: dessa forma, pode garantir que os clientes em potencial realmente acabem no seu próprio sítio. O seu nome de domínio simboliza a imagem da sua empresa: proteja-a contra o uso não autorizado.

Vale mais prevenir do que remediar

Ao contrário de uma marca comercial ou nome comercial, um nome de domínio não é considerado propriedade intelectual. É possível que encontre um sítio de Internet e/ou nome de domínio que seja virtualmente idêntico ao da sua empresa. A maioria dos utilizadores da Internet quase nunca usa o endereço de Internet para visitar um sítio; eles usam o Google para pesquisar o nome ou o produto da empresa. Se o nome de domínio do seu concorrente for muito parecido com o seu, pode ser muito prejudicial para o seu negócio: pode perder potenciais visitantes. Pode tomar medidas legais, mas os procedimentos legais são caros e não necessariamente seguirão o seu caminho. O número de nomes de domínio cresceu enormemente nos últimos anos: muitos empreendedores percebem que vale mais prevenir do que remediar. Para proteger o seu próprio nome de domínio, eles compram várias extensões.

CUIDADO

Um bom nome de domínio contribui para o seu sucesso comercial. Escolha com cuidado! Um bom nome de domínio é geralmente curto e direto ao ponto, forte, não contém traços, diz algo sobre a sua empresa, é fácil de digitar e tem uma extensão confiável e reconhecível. Escolha um novo nome de domínio que não prejudique os direitos de marca registada de outras pessoas. Pode verificar se um nome está registado no sítio do fornecedor de alojamento.

Requisitos

Os nomes de domínio devem atender a vários padrões internacionais. As seguintes regras são importantes:

  • O nome do domínio consiste em letras, números e/ou traços.
  • O traço não pode estar entre duas letras e/ou números.
  • Um nome de domínio contém um mínimo de 2 e um máximo de 63 caracteres.
  • Os nomes de domínio não podem estar em conflito com as políticas públicas.
  • Os nomes de domínio não contêm maiúsculas, espaços ou outros caracteres especiais.